SIMULE SEU EMPRÉSTIMO ONLINE AGORA

Clique aqui para realizar uma simulação AGORA e ONLINE.
Crédito Pessoal e para Negativados.

InícioArtigosFinançasNome sujo? Saiba como resolver isso já! Limpar nome Serasa e SPC

Nome sujo? Saiba como resolver isso já! Limpar nome Serasa e SPC

Está com o nome sujo? Veja com consultar seu CPF e Limpar o nome no Serasa e SPC

Tenho certeza que você já ouviu essa expressão “meu nome está sujo”. Mas de fato, o que isso significa?

Essa expressão é usada há muito tempo no nosso país quando uma pessoa deixa de pagar suas contas e é incluída no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Centralização de Serviços dos Bancos (SERASA).

Mas tem-se a recomendação da não utilização dessa expressão, pois ela pode trazer vergonha e culpa para quem deve. Muitas vezes as coisas saem como deveriam e dificuldades financeiras ocorrem com frequência e honrar seus compromisso nem sempre é possível. Outro ponto que terá que ser ressaltado aqui é que, estando seu nome em órgão de proteção ao crédito qualquer acesso a serviço bancários ficará comprometido, tais como: abrir novas contas correntes, ter cheque especial ou cartões de crédito.

Outra razão para você ter seu “nome limpo” é para conseguir emprego, apesar de ser uma prática ilegal, algumas empresas podem fazer uma “consulta ao seu CPF” para verificar se seu nome está negativado. Em caso de concursos públicos, principalmente para órgão fiscais, essa prática, também pode ocorrer.

Antes de falar de como você deve proceder para limpar o seu nome

Vamos falar sobre a documentação e os serviços de verificação de crédito.

Para uma negativação é feito um cadastro considerando o seu CPF. Mas o que é CPF? Ele é o Cadastro de Pessoa Física, esse é um documento exclusivamente seu, de identificação pessoal feito pela Receita Federal. Ele tem uma numeração de 11 dígitos, que é o seu identificador.

Quando uma pessoa compra algo e não paga, ou adquire um serviço e também não paga, seu nome será incluído na Serasa ou no SPC. A Serasa é uma empresa privada que se consolidou como referência em análises e informações de crédito. Ou seja, é um escritório de crédito que reúne os dados repassados por lojas, bancos e instituições fiscais.

Dessa forma, essa empresa pode criar um grande banco de dados, que consta com o perfil de milhares de brasileiros. Por outro lado, há também o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que é um banco de dados que faz parte Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem informações comerciais da população brasileira.

Dessa forma, podemos perceber que esses dois serviços são diferentes, o primeiro, é uma empresa privada que reúne dados de pessoas físicas e jurídicas brasileiras. Já o SPC é relacionado com credores relacionados ao comércio.

Agora que esclarecemos o que cada serviço é responsável, vamos ver como “limpar o nome” de forma segura e sem complicações. Basta seguir alguns passos como:

A primeira coisa a ser feita é ter a dimensão das suas dívidas. O que eu tenho que pagar? Se você tem dívidas negativadas, você pode fazer uma consulta utilizando o número do seu CPF em serviços de proteção ao crédito e verificar os valores.

Hoje estes serviços oferecem formas simples de consultas. Atualmente, você pode fazer um simples cadastro no site do Serasa. Ao acessar esse site você terá uma lista com suas dívidas, quem são seus credores e o saldo devedor.

O site SPC Brasil também oferece essa consulta, de forma gratuita.

Após descobrir suas dívidas é hora de negociar, procure as empresas que você tem dívidas e as negocie. Faça um planejamento orçamentário para quitar seus valores negativados,  para isso você precisa conhecer bem seus ganhos e encargos para que assim possa cortar gastos desnecessários, além de conseguir entender como andam suas finanças e quanto você dispõe por mês para saldar suas dívidas.

Pronto, “limpei meu nome” e agora, o que posso fazer para não me endividar novamente?

É importante ter sempre detalhando, tudo aquilo que se tem que pagar, você deve anotar suas dívidas, fazer orçamentos e planejamentos e mantê-las sempre em dia, isso irá ajudá-lo no controle novamente e voltar ao ciclo da dívida.

Não pagar o acordo poderá adiar uma investidura ou permitir que o credor ingresse novamente em serviços como SPC ou Serasa. Sem contar que poderá perder os descontos e condições especiais para pagamento. Dessa forma, é de vital importância que você faça acordos que você pode cumprir.

Após você quitar uma dívida de forma integral ou a primeira parcela, é dado até 5 dias úteis, após a comprovação dos pagamentos, para que o credor retire seu nome do serviço de proteção ao crédito. Caso isso não ocorra, você poderá solicitar o indeferimento do SPC ou do seu credor.

Nesse caso é necessário ajuizar uma ação de indeferimento por atraso, se o seu nome ainda constar como negativado nos sistemas de crédito.

É conhecido que após 5 anos de uma dívida, o nome da pessoa que tem a dívida deve ser retirado do cadastro de inadimplência, isso é previsto por lei, no entanto é importante salientar que, esses valores ainda podem ser verificados no histórico financeiro do devedor e induzir restrições internas junto ao seu credor.

Nome limpo, Ufa! Sinal de dever cumprido! Mas cuidado para não entrar novamente nesse ciclo de dívida, se policiar é fundamental.

Lembre-se que algum momento sua vida pode até não sair como planejada, isso não deverá ser um problema.

Saiba que a melhor forma de resolver esses problemas é conhecer sua realidade financeira e buscar formas de reorganizar suas finanças.

E caso você precise de uma “ajudinha” para colocar as contas em dia, baixe nosso aplicativo parceiro de simulação de empréstimos e obtenha a opção que mais se adequar à sua necessidade.

Simule seu empréstimo pessoal, consignado privado, consignado público, consignado INSS ou até mesmo financiamento de veículos através do nosso aplicativo. Cálculo e simulação de Crédito Pessoal, rápido e fácil.

Baixe em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxmobapps.simuladoremprestimo

O que você achou desse artigo? Queremos muito saber sua opinião, deixe abaixo seu comentário!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Deixe uma resposta

Em Alta

Comentários Recentes

%d blogueiros gostam disto: