SIMULE SEU EMPRÉSTIMO ONLINE AGORA

Clique aqui para realizar uma simulação AGORA e ONLINE.
Crédito Pessoal e para Negativados.

InícioArtigosFinançasVocê cuida do seu dinheiro? Organize suas finanças já!

Você cuida do seu dinheiro? Organize suas finanças já!

Em um mesmo ambiente temos diferentes tipos de finanças. Nesse contexto, falaremos das finanças pessoais. Podemos definir, como finanças pessoais, o modo como é feito a gestão do seu próprio dinheiro, por exemplo, o planejamento orçamentário em torno de sua renda regular e como e onde você gasta seu dinheiro.

Quando se fala de finanças pessoais estamos falando de uma maneira de traçar metas e objetivos e alcançá-los, afinal estamos falando aqui da sua relação pessoal com o dinheiro.

Dessa forma, gerenciar seu dinheiro com cuidado e regularidade é essencial se você quiser viver sua vida com segurança e independência.

Para organizar suas finanças pessoais, você pode avaliar suas necessidades financeiras com base em sua renda e alocar seu dinheiro para as despesas necessárias.

Sendo assim, se faz necessário ter um orçamento, pois ele auxilia no controle de suas receitas e despesas.

Mas você sabe porque é tão importante ter cuidado com as finanças pessoais? Como ela influencia na sua vida como um todo? Vamos ver mais sobre isso.

O que são finanças pessoais?

Suas finanças pessoais falam sobre o uso correto do seu dinheiro para atingir seus objetivos financeiros pessoais, principalmente por um longo período de tempo – basicamente por toda a sua vida.

Gerenciar seu dinheiro com cuidado e regularidade é um pré-requisito para viver uma vida segura e autodeterminada, independentemente de você estar economizando para a aposentadoria ou para um carro. Organizar suas finanças pessoais é avaliar suas necessidades financeiras com base em sua renda e alocar seu dinheiro para as despesas necessárias. O mais importante é que você acompanhe suas despesas para poder economizar e investir dinheiro.

Dinheiro faz o mundo girar

Desde cedo coisas como comprar seu café da manhã ou até conseguir um empréstimo, estamos tomando decisões financeiras, e essas ocorrem diariamente. Portanto, é importante aprender a lidar com o dinheiro, com cuidado e verificar suas próprias finanças regularmente. Ou seja, precisamos desenvolver uma educação financeira.

Estudos mostram que lidar com dinheiro é uma das causas mais importantes de estresse em adultos. Mesmo as pessoas mais ricas enfrentam problemas financeiros e estresse financeiro – a maioria tem experiências negativas em algum momento. Portanto, não se trata apenas de quanto você ganha, economiza ou investe, mas também de como pode ser feliz com o que tem.

O que significa “orçamento”?

Parte do gerenciamento de suas finanças pessoais é o orçamento: criar um plano estruturado que divida seu dinheiro em receitas e despesas. Com este plano de orçamento, você deve descobrir onde pode economizar mais dinheiro e gastar menos.

Depois de criar um orçamento, você acompanha suas receitas e despesas anotando regularmente todos os movimentos de dinheiro. Basicamente, um orçamento mostra a alocação de quantias de dinheiro para despesas diárias, para seus desejos, bem como reservas para emergências imprevistas e dinheiro que você deseja investir .

As finanças pessoais tratam de avaliar suas necessidades financeiras com base em sua renda e alocar regularmente seu dinheiro para as despesas necessárias.

Por que preciso de um orçamento doméstico?

O orçamento envolve o planejamento de receitas e despesas dentro de um período de tempo específico. Um orçamento doméstico ajuda você a se proteger financeiramente. Com um plano, você pode acompanhar suas metas financeiras de longo prazo, o progresso de suas economias e seus gastos. Um orçamento também é útil para evitar maus hábitos de consumo, como comprar por impulso – comprar coisas que você não tinha intenção de comprar, mas tomou uma decisão espontânea de comprar.

Um orçamento ajudará você a tomar melhores decisões e também reduzirá as chances de gastar demais ou se endividar. Um orçamento doméstico é sempre útil – independentemente do seu estilo de vida ou da situação da sua casa. Ele ajuda as pessoas com baixa renda a dividir seu dinheiro até o final do mês, mas também pode ser útil para quem ganha mais. Lembre-se: não se trata de quanto você ganha, mas de quanto você economiza. Lembre-se também que investir é a chave para sua independência financeira.

Planilha para seu orçamento

Existem várias ferramentas para criar esse plano de orçamento. Por exemplo, você pode configurar uma planilha digital no Excel ou inserir seu plano de orçamento em um caderno. Se isso for muito demorado para você, você pode escolher entre uma ampla variedade de modelos gratuitos na Internet.

Aplicativos móveis

Como alternativa, existem ótimos aplicativos de orçamento. Este aplicativo mostra quanto dinheiro você tem para gastar no orçamento.

Conte com nosso aplicativo parceiro para facilitar a organização das suas finanças: Controle de Despesas – iBudget é o aplicativo mais simples e eficiente para você controlar suas finanças pessoais e atingir sua liberdade financeira.

Chega de aplicativos complexos e com inúmeras funções que você nunca vai usar. Seja minimalista, baixe aqui o aplicativo iBudget.

Técnicas de orçamento

Uma das técnicas orçamentárias mais utilizadas e eficientes é a regra 50-20-30 . Isso soa complicado? Na verdade é bem simples.

Usando essa regra, 50% da receita vai para despesas fixas, como contas e mantimentos. Você deve calcular 20% para suas reservas, como poupança para despesas inesperadas e investimento de dinheiro. Você pode gastar 30% de sua renda em necessidades como roupas, ir a restaurantes, etc. 

Um orçamento familiar o ajudará a acompanhar suas metas financeiras de longo prazo, o progresso de suas economias e seus gastos.

Há também variações nessa regra de porcentagem. As porcentagens podem ser ajustadas com base na renda e nas necessidades pessoais. Se sua renda não permitir, você pode separar menos de 20%, por exemplo. No entanto, isso também funciona ao contrário – você também pode economizar 30, 40 ou até 50% de sua renda se ganhar o suficiente.

Todo mundo tem suas próprias preferências e não há uma regra geral que se aplique a todos. Portanto, você precisa de um plano sólido para sua situação de vida pessoal, a fim de alcançar seus objetivos financeiros e minimizar os estressores.

E por fim, você já está sonhando com suas próximas férias e se perguntando como pode economizar dinheiro para isso? Ou você gostaria de ter algum dinheiro sobrando em sua conta no final do mês? Você já está enfrentando problemas de pagamento e não sabe como resolvê-los?

Independentemente da pergunta, pode ser útil tentar estas dicas: 

– Obtenha uma visão geral de suas despesas. A maioria dos bancos online tem algum tipo de gerenciador de dinheiro que permite que você veja em que gastou dinheiro. Essa é uma ótima maneira de ver se você está priorizando seus gastos corretamente e com o que pode estar gastando demais desnecessariamente.

– Torne divertido manter um orçamento. Essa pode parecer a dica mais chata no começo, mas funciona a longo prazo. Ter um orçamento torna mais fácil acompanhar os gastos reais de um mês e ver onde você pode economizar dinheiro.

– Se você não puder pagar imediatamente, fale com os credores. Não responder nada pode custar caro a longo prazo. Se houver um gargalo, entre em contato com seus credores para tentar encontrar um acordo. Se você ainda receber um lembrete de cobrança de dívidas, é importante levá-lo a sério.

– Monitore o uso do seu smartphone. Os smartphones podem facilmente se tornar um fardo financeiro. Além do contrato, você paga por downloads de aplicativos, uso de dados, roaming e outros extras. Assinaturas e e-commerce são outros exemplos de custos ocultos. Obtenha uma visão geral de seus custos telefônicos, verifique as contas e compare os preços de outros provedores.

– Use débitos diretos mensais e sempre pague suas contas imediatamente, mas não depois da data de vencimento, para evitar taxas de lembrete e cobrança. Se você ainda receber uma fatura de uma agência de cobrança, é importante que você entre em contato com eles ou com o credor o mais rápido possível para esclarecer o assunto.

– Venda o que não precisa e compre usado. Faça uma limpeza de primavera em suas gavetas e armários. Todo mundo tem algo que não precisa mais. Venda online e ganhe dinheiro. Antes de fazer qualquer compra, primeiro dê uma olhada no mercado de usados. Você pode economizar muito dinheiro se comprar uma bicicleta usada, sofá ou móveis de jardim.

Está sem dinheiro? Acesse nosso Simulador de Empréstimos e obtenha a opção que mais se adequar à sua necessidade.

Simule seu empréstimo pessoal, consignado privado, consignado público, consignado INSS ou até mesmo financiamento de veículos através do nosso aplicativo. Cálculo e simulação de Crédito Pessoal, rápido e fácil.

Acesse nosso simulador em: https://emprestimopessoaldicas.com/simulador-emprestimo/simular.html

O que você achou desse artigo? Queremos muito saber sua opinião, deixe abaixo seu comentário!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Deixe uma resposta

Em Alta

Comentários Recentes

%d blogueiros gostam disto: