SIMULE SEU EMPRÉSTIMO ONLINE AGORA

Clique aqui para realizar uma simulação AGORA e ONLINE.
Crédito Pessoal e para Negativados.

InícioArtigosInvestimento: Aprenda sobre as formas de investir e comece a gerar renda

Investimento: Aprenda sobre as formas de investir e comece a gerar renda

Investimento é quando você aplica seu dinheiro (que muitas vezes é chamado de capital) em determinado local, e com o tempo ocorre um aumento do valor aplicado, aumentando sua renda.

Vamos a um exemplo prático: considere um tipo de investimento que renda em torno de 0,50 %, ao mês,  suponha que você tenha colocado um valor de R$ 100,00 reais, após um mês você terá R$ 100,50, ou seja, um valor maior do que você havia colocado no banco, logo, podemos considerar que temos um investimento.

Desta forma, podemos observar que um investimento é essencialmente um ativo (algo que pode ser convertido em dinheiro) que tem a intenção de aumentar a quantidade de dinheiro. Esse valor pode ser usado para diversos fins, seja para aumento de rendas, suprir alguma escassez, ter um valor extra quando a aposentadoria chegar, ou sem nenhum motivo específico.

Um fator importante ao fazer investimento é compreender qual o seu objetivo e escolher, entre as inúmeras opções, aquele que atingirá o seu objetivo financeiro e, assim, fazer a melhor escolha .

Investimentos podem gerar rendas da seguintes formas: através de ativos vendáveis, que são aqueles que fornecem lucro para o investidor através de uma renda ou em planos de geração de retorno, onde se obtém renda, através de acumulação de ganhos. 

Falando de finanças, podemos dizer que investimento é um ativo, que é, após algum tempo, valorizado.

Após entender o que é um investimento e seus objetivos, você tem que entender os tipos de investimentos que existem.

O primeito refere-se a investimentos de capital e o segundo  inclui instrumentos de dívida. Se seus objetivos de investimento corresponderem, os investimentos em ações podem oferecer maiores retornos e apresentar um risco relativamente maior.

Instrumentos de dívida são menos arriscados, mas oferecem retornos relativamente baixo.

  • Ações

Um tipo de investimento que existe é quando as empresas vendem ações para arrecadar dinheiro para iniciar ou crescer. Quando você investe em ações, está comprando uma parte da propriedade de uma corporação. Você é um acionista.

Alguns dos  tipos são:

Ação ordinária: os acionistas têm um percentual de participação, têm direito a voto nas questões que afetam a empresa e podem receber dividendos.

Ações preferenciais: A ação preferencial é um tipo de parcela representativa do capital social de uma empresa, sem direito a voto  e com prioridade na distribuição de dividendos.

Os retornos e riscos do investimento para ambos os tipos de ações variam, dependendo de fatores como a economia, cenário político, desempenho da empresa e outros fatores do mercado de ações.

  • Títulos

Nesse tipo de investimento você pode comprar um título e estará emprestando dinheiro a uma empresa ou entidade governamental, como uma cidade, estado ou nação.

Os títulos são emitidos por um determinado período de tempo durante o qual os pagamentos de juros são feitos ao detentor do título. O valor desses pagamentos depende da taxa de juros estabelecida pelo emissor do título no momento da emissão do título. Isso é chamado de taxa de cupom, que pode ser fixa ou variável. No final do período de tempo definido (data de vencimento), o emissor do título é obrigado a reembolsar o valor nominal do título (o valor original do empréstimo).

Os títulos são considerados um investimento mais estável em comparação com as ações porque geralmente fornecem um fluxo constante de renda. Mas por serem mais estáveis, seu retorno de longo prazo provavelmente será menor quando comparado às ações. Os títulos, no entanto, às vezes podem superar a taxa de retorno de uma determinada ação.

Como você deve investir?

Agora que você sabe ‘o que é definição de investimento’ e como isso pode ajudá-lo a criar riqueza, o próximo passo é entender como investir. Aqui estão alguns pontos vitais que você deve ter em mente antes de decidir investir.

1. Analise suas necessidades financeiras

Em primeiro lugar, analise sua situação financeira em relação à tolerância ao risco, objetivos de investimento e outros fatores como tamanho da família, número de membros que ganham e objetivos de vida. Você pode até ter ajuda de um profissional financeiro. Ele irá ajudá-lo a esclarecer quaisquer dúvidas sobre ‘qual é o significado de investimento para você?’ e identificar as opções adequadas.

2. Diversificação de Investimentos

Construa uma carteira financeira diversificada de acordo com seus objetivos de investimento, colocando seus recursos em diferentes instrumentos para manter o equilíbrio certo entre risco e retorno.

3. Período de tempo

Você também deve saber que é difícil responder qual é o significado de investimento para um indivíduo em particular sem considerar o período de tempo. É por isso que, ao considerar o que é investimento, saiba o tempo que você tem antes de transformar seus investimentos em dinheiro. Este é um elemento crucial que determina seus objetivos de investimento. Dependendo de suas necessidades, você pode escolher fundos de curto ou longo prazo.

4. Reavaliação Periódica

Como os fundos são influenciados pelas forças do mercado, é imperativo que você os monitore de perto periodicamente. Você também pode considerar o reajuste se sua carteira não estiver gerando bons retornos.

Está sem dinheiro? Acesse nosso Simulador de Empréstimos e obtenha a opção que mais se adequar à sua necessidade.

Simule seu empréstimo pessoal, consignado privado, consignado público, consignado INSS ou até mesmo financiamento de veículos através do nosso aplicativo. Cálculo e simulação de Crédito Pessoal, rápido e fácil.

Acesse nosso simulador em: https://emprestimopessoaldicas.com/simulador-emprestimo/simular.html

O que você achou desse artigo? Queremos muito saber sua opinião, deixe abaixo seu comentário!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Deixe uma resposta

Em Alta

Comentários Recentes

%d blogueiros gostam disto: