SIMULE SEU EMPRÉSTIMO ONLINE AGORA

Clique aqui para realizar uma simulação AGORA e ONLINE.
Crédito Pessoal e para Negativados.

InícioArtigosPIX - Tire suas dúvidas e comece a usar já!

PIX – Tire suas dúvidas e comece a usar já!

O PIX e sua forma gratuita e rápida de pagamento

Em 2020 uma nova modalidade de pagamento chegou ao nosso país, esse meio tornou as transações mais rápidas e mais baratas. Esse meio ficou conhecido como Pix.

O Pix é um meio eletrônico de pagamento e transferência bancária. Esse meio foi proposto pelo Banco Central do Brasil, lançado em 5 de outubro de 2020 e em operação desde 16 de novembro da mesma época, o Pix permite transferências gratuitas e instantâneas de uma conta para outra, ao contrário do TED e DOC, que possuem restrições de tempo e podem levar mais de um dia.

Com o seu lançamento, as transações bancárias passaram a ser feitas pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de uma conta corrente ou poupança.

Nessa forma de pagamento, o mesmo pode ocorrer entre pessoas, ou entre pessoas e estabelecimentos, ou entre estabelecimentos (semelhante ao pagamento a fornecedores) e para pagamento de fretes e taxas.

Segundo o Banco Central, o Pix tem como objetivo aumentar a velocidade de pagamentos e transferências fiscais, aumentar a competitividade e eficácia dos pedidos, reduzir o custo, aumentar a segurança e melhorar a experiência do cliente, incentivar o pagamento eletrônico no varejo, promover a adição fiscal.

Essa forma de pagamento, ocorre de forma rápida, na verdade de uma forma automática, assim que é feito, o dinheiro cai na conta da pessoa e o interessante é que pode ocorrer todos os dias da semana, incluindo feriado e final de semana.

Entre as suas funcionalidades, temos: a transferência de dinheiro, pagamentos e compras.

Não há restrições quanto a pessoas físicas ou jurídicas, ambos podem usar esse serviço.

Esse serviço é gratuito quando se considera uma pessoa física, sendo uma transação bem vantajosa nesse caso, uma vez que, em outros meios, os mais tradicionais, como TED e DOC, possuem taxas de serviço quando são usados.

Segundo as diretrizes do Banco Central, cabe às instituições fiscais decidirem eventuais  valores a serem cobrados dos usuários pelo Pix.

Ao fazer uma venda, semelhante a pagar contas ou transferir dinheiro para alguém de maneira diferente, você pode fazê-lo usando Pix.  Há outras maneiras de usuários terem acesso Pix, são eles: internet pelo site, nas agências e caixas eletrônicos, podem estar até disponíveis em lotéricas, neste último caso a lotérica e a instituição à qual está vinculada como correspondente devem fazer decidir por oferecer o serviço ou não.

Mas sempre fica aquela dúvida né, essa forma é segura? A resposta é sim. Esse sistema prioriza a segurança, possui informações específicas de usuários.

Por ser uma tecnologia recente, muitos ainda podem não saber como usá-las ou como se cadastrar.

Com relação ao cadastro, ele pode ser feito em um banco que você possua conta, seja ela corrente ou poupança. Tendo isso, você precisa acessar o aplicativo ou acessar o site do banco ou então ir até uma agência onde você tenha conta e cadastrar sua chave Pix.

Com relação a chave Pix, existem algumas possibilidades: pode ser usado CPF/CNPJ, o e-mail, o número de celular ou uma chave arbitrária, nesse último caso, é gerado automaticamente uma chave aleatória pelo banco. Nesse ponto, você pode escolher também em qual conta deverá ficar disponível o dinheiro, conta corrente ou poupança, caso você tenha as duas opções.

Após criar gratuitamente, acessar o Pix é simples, para isso basta seguir o passos:

  • Acesse o aplicativo do banco e nele vá na função “Transferir com Pix”
  • Digite a chave Pix da pessoa que receberá a transferência.
  • Aparecerá uma verificação, onde o sistema identifica que a chave pix pertence à pessoa para quem você está transferindo o dinheiro. Caso esteja correto clique sobre o nome.
  • Digite o valor e a data da transferência.
  • Verifique todos os dados (nome da pessoa, valor e data), digite sua senha e clique em enviar.

Para receber um Pix, a pessoa que irá te enviar deverá saber a sua chave Pix, após a transferência, em segundos o dinheiro aparecerá para você. Mas é importante que você peça a comprovação da transferência.

Existe a possibilidade de efetuar compras e pagamentos através da sua conta o Pix, em uma das instruções do Banco Central a uma recomendação de que qualquer venda a pagamento possa ser feita pelo Pix. Para efetivamente pagar ou comprar com o Pix, basta seguir os passos:

– Abra o aplicativo do banco e acesse a função Pix;

 – Escolha a opção “Pagar com QR Code”.

– Aponte a câmera do celular para o QR Code do boleto a ser pago.

– Digite a senha e envie o pagamento.

Para evitar erros,  é importante que a verificação de valores, destinatários sejam feitos antes da finalização da transação, após a confirmação da mesma não será mais possível cancelar.

Levando em consideração a segurança dos usuários, os bancos estabeleceram alguns valores de limites de transações, conforme o perfil de cada cliente.

Precisa armazenar e gerenciar suas Chaves e Cobranças PIX? uPIX Pagamentos e Chaves é o app que você estava procurando.

Chaves PIX, pagamentos, cobranças e notícias do PIX em um poderoso e leve aplicativo.

Acesse nosso aplicativo em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxmobapps.carteirapix&hl=pt&gl=BR

O que você achou desse artigo? Queremos muito saber sua opinião, deixe abaixo seu comentário!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Deixe uma resposta

Em Alta

Comentários Recentes

%d blogueiros gostam disto: